Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Newsletter

Follow Us
Welcome to MedicalPress a Premium Medical Theme
(41) 3243-0112
Seg - Sex: 8:30 - 12:30 / 13:30 - 18:30
Title Image

DISTÚRBIOS DO SONO

Home  /  DISTÚRBIOS DO SONO

Conheça os Distúrbios do Sono

Fique atento: um problema crônico de sono manifesta-se principalmente pela sonolência diurna exagerada. Com ela, vêm as alterações de humor e de memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento.
Bruxismo (Ranger de Dentes)

Neste distúrbio há um contato firme e fricção das arcadas dentárias, pode ocorrer também durante o dia, as vezes pode causar dores de cabeça, dificuldades para engolir e falar, sonolência diurna e insônia à noite. Este problema surge em qualquer idade, sendo mais comum na infância e na adolescência.

Enurese Noturna

Urinar na cama após os três anos de idade é chamado de enurese. Pode ser causada por problemas físicos (neurológicos, hormonais, genitais), psicológicos (nascimento de um irmãozinho, véspera de prova escolar, competições, encenações) e genéticos. O tratamento é baseado no tipo de enurese e na sua causa.

Insônia

Insônia é a diminuição total ou parcial da quantidade de horas de sono ou da sua qualidade durante a noite. Ela pode levar à sonolência diurna, prejudicar o rendimento no trabalho e na escola, causar acidentes de trabalho e de trânsito ou afetar o humor e os relacionamentos.

Pesadelo

É o sonho com medo e ansiedade. O paciente lembra-se de forma detalhada quando acorda. Muitas vezes durante o pesadelo o paciente se debate, se agita e tem um sono tumultuado. Quando esse distúrbio atinge uma criança, ela pode sentir medo de dormir e o quadro pode evoluir para insônia.

Síndrome da Apneia Obstrutiva

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por episódios repetidos de apneias durante o sono, causando complicações sérias e ameaçadoras de vida, tais como hipertensão pulmonar, hipertensão arterial, arritmias, falência cardíaca direta e dano cerebral.

Síndrome das Pernas Inquietas

É caracterizada por sensação de cansaço e peso nas pernas, que gera desconforto e faz com que o paciente sinta a necessidade de mover constantemente as pernas. Os sintomas pioram durante o repouso e se aliviam com as atividades motoras. Esse distúrbio pode se apresentar em qualquer idade.

Sonambulismo

Nesse distúrbio o paciente começa a se mexer durante o sono, senta-se de repente na cama, movimenta-se, levanta-se e sai andando ainda dormindo. Isso pode durar menos de um minuto a mais de meia hora. O distúrbio é mais comum em crianças e do sexo masculino e com relação de história familiar da doença, cerca de 20% das crianças com 8 anos de idade podem ter episódios anuais de sonambulismo, porém quando estes episódios forem frequentes deve-se procurar um especialista em sono.

Sonilóquio (Falar Dormindo)

O paciente emite sons incompreensíveis, ou palavras isoladas, frases incoerentes e sem lógica, ou muitas vezes frases claras, e não se lembra de nada no dia seguinte. Dura em geral menos de um minuto e, quando ocorre com freqüência deve-se procurar tratamento especializado.

Sonolência Excessiva Diurna

A sonolência excessiva pode ser causada não só por uma noite mal dormida, mas também por problemas como depressão (tristeza profunda, desânimo, nervosismo), síndrome da apneia do sono (parar de respirar no sono), narcolepsia (crises incontroláveis de sono em qualquer lugar, dirigindo, comendo, ouvindo, etc). A sonolência diurna pode prejudicar a atenção, a concentração, o humor e até os relacionamentos familiares.

Terror Noturno

O paciente que dormia tranquilamente senta-se de forma abrupta na cama e grita intensamente; pode falar, suspirar, gemer ou chorar, ficando ansioso ou em pânico (terror), olhos arregalados, transpirando muito, com o coração e a respiração acelerados, leva de 5 a 10 minutos até o despertar completo. Em seguida, não se lembra de nada, voltando a dormir calmamente. O tratamento é recomendado quando a frequência é alta e os episódios, duradouros.

Diagnóstico e Tratamento

Os diagnósticos dos distúrbios do sono são obtidos através do exame de polissonografia. Esse procedimento é realizado no laboratório do sono durante a noite (sua duração é de cerca de oito horas). Durante o exame, o paciente é devidamente monitorado e acompanhado por um técnico.

Os tratamentos variam de acordo com o resultado do exame. Em geral, o médico optará por um ou mais dos seguintes procedimentos, que serão devidamente acompanhados durante toda a sua duração:

• Tratamentos com aparelhos respiratórios (CPAP);
• Tratamento com prótese intraoral (aparelhos dentários específicos para ronco);
• Tratamento cirúrgico;
• Tratamento medicamentoso.

Se você se identificou com os sintomas apresentados, procure nossa Clínica e conheça os tratamentos que oferecemos para melhorar sua qualidade de vida.