Polisonografia
Saiba tudo sobre esse exame
A Polissonografia é um exame que nos proporciona um estudo detalhado da qualidade do sono de quem está sendo avaliado por queixas relacionadas ao sono.
Essa avaliação é feita com pacientes que costumam sentir-se cansados, com sonolência durante o dia, ansiosos, e outros sintomas, que prejudicam o desempenho do indivíduo em suas tarefas durante o dia e, em alguns casos, podendo gerar um sério comprometimento na saúde.
Para o exame, o paciente dorme por uma noite inteira no laboratório de sono, com quartos individualizados e técnicos profissionalizados fazendo o preparo e, em seguida, o monitoramento durante toda a noite, procurando trazer o máximo de conforto possível para realizar o procedimento.
Esse preparo leva alguns minutos e consiste em aderir fios com eletrodos em diversas partes do corpo para maior precisão do exame. Tudo é feito com conversas e explicações para que o paciente se sinta a vontade.
Após a realização do exame, é feito o laudo (resultado), com diversos parâmetros que foram avaliados durante a noite de sono do exame.
O uso de medicações e outros detalhes particulares de cada exame é de critério médico, sendo este quem faz o encaminhamento para que se obtenha uma avaliação completa, quando o resultado do exame estiver pronto.
Se você está tendo dificuldades relacionadas ao sono, ou conhece alguém que possa estar precisando de ajuda, entre em contato com a clínica, para que seja feita uma avaliação. Se você já tem o pedido médico, você pode agendar diretamente com a secretaria, preenchendo um questionário para facilitar a montagem do laudo do exame.
O exame é feito para todas as idades, com técnicos experientes e toda uma estrutura de apoio para os paciente que desejarem se aprofundar na avaliação sobre o seu sono, dentro da clínica.
São diversas as formas para obter maiores informações e para realizar agendamento, conforme está disponível no site e em redes sociais. Estamos no aguardo.
Conheça os Distúrbios do Sono
Fique atento: um problema crônico de sono manifesta-se principalmente pela sonolência diurna exagerada. Com ela, vêm as alterações de humor e de memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento.
Bruxismo (Ranger de Dentes)
Neste distúrbio há um contato firme e fricção das arcadas dentárias, pode ocorrer também durante o dia, as vezes pode causar dores de cabeça, dificuldades para engolir e falar, sonolência diurna e insônia à noite. Este problema surge em qualquer idade, sendo mais comum na infância e na adolescência.
Enurese Noturna
Urinar na cama após os três anos de idade é chamado de enurese. Pode ser causada por problemas físicos (neurológicos, hormonais, genitais), psicológicos (nascimento de um irmãozinho, véspera de prova escolar, competições, encenações) e genéticos. O tratamento é baseado no tipo de enurese e na sua causa.
Insônia
Insônia é a diminuição total ou parcial da quantidade de horas de sono ou da sua qualidade durante a noite. Ela pode levar à sonolência diurna, prejudicar o rendimento no trabalho e na escola, causar acidentes de trabalho e de trânsito ou afetar o humor e os relacionamentos.
Pesadelo
É o sonho com medo e ansiedade. O paciente lembra-se de forma detalhada quando acorda. Muitas vezes durante o pesadelo o paciente se debate, se agita e tem um sono tumultuado. Quando esse distúrbio atinge uma criança, ela pode sentir medo de dormir e o quadro pode evoluir para insônia.
Síndrome da Apneia Obstrutiva
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por episódios repetidos de apneias durante o sono, causando complicações sérias e ameaçadoras de vida, tais como hipertensão pulmonar, hipertensão arterial, arritmias, falência cardíaca direta e dano cerebral.
Síndrome das Pernas Inquietas
É caracterizada por sensação de cansaço e peso nas pernas, que gera desconforto e faz com que o paciente sinta a necessidade de mover constantemente as pernas. Os sintomas pioram durante o repouso e se aliviam com as atividades motoras. Esse distúrbio pode se apresentar em qualquer idade.